Quais as vantagens de usar marmita no dia a dia ?

06 de fevereiro de 2020 Dicas
Quais as vantagens de usar marmita no dia a dia ?

A correria do dia a dia pode ser uma inimiga quando o assunto é alimentação. Para quem trabalha fora de casa o perigo é ainda maior: as refeições rápidas em restaurantes e lanchonetes entram na rotina e  acabam tomando o lugar da tradicional e nutritiva comida “de casa”. Apesar disso, levar a marmita de casa pode ser muito vantajoso e, sobretudo, prático. Por isso, listamos neste guia, as vantagens de usar a marmita para melhorar sua alimentação no dia a dia. Dê uma lida! 

  • Alimentação saudável

marmita saudável frutas e legumes

Pode parecer que não, mas encontrar um restaurante que sirva comida nutritiva e de qualidade nem sempre é fácil. Isso porque as opções mais calóricas como frituras, massas e churrasco são as mais chamativas e acabam nos seduzindo. Por isso, quando você cozinha a sua marmita em casa fica mais fácil escolher opções mais balanceadas. Isso porque, saber a procedência do alimento também é um incentivo para a alimentação saudável.  

  • Praticidade

Sim, isso mesmo! Apesar de muitas pessoas acreditarem que não, preparar marmitas pode ser mais prático do que almoçar em restaurantes. Sobrou um pouco daquele almoço especial de domingo? Coloque na marmita! Ou ainda, caso você planeje fazer carne de panela para a janta, cozinhar um pouco mais pensando na marmita pode ser uma estratégia inteligente para otimizar seu tempo. Com um pouquinho de organização e planejamento semanal é possível até cozinhar todas as marmitas da semana em um só dia!

 

  • Autocuidado 

Para além do propósito nutricional, preparar a própria marmita pode ser um momento de terapia e conexão. Ter autocuidado significa não deixar que o ritmo acelerado da rotina te impeçam de ser  generoso com você mesmo. Reservar alguns momentos para cozinhar para si mesmo, ou para alguém querido podem melhorar a autoestima e  o sentimento de realização. Além disso, cozinhar em casa pode ser uma oportunidade de ter um bom momento em família. As receitas incentivam a criatividade e, como qualquer hábito, ficam muito mais fácil com o tempo. Nada melhor do que sentir vontade de comer alguma coisa e ser capaz de preparar, né? 

casal cozinhando legumes e verduras

Caso você não saiba cozinhar, uma boa ideia é dividir as tarefas com alguém. Compartilhar as as tarefas lavando as vasilhas e auxiliando na cozinha é uma boa forma de garantir a marmita para ambos de maneira leve e funcional.

  • Economia

Agora que você já sabe que preparar sua marmita em casa vai te incentivar a adquirir hábitos alimentares mais saudáveis e melhorar sua qualidade de vida é hora de compreender a economia que essa atitude pode te trazer no final do mês. Sabemos que quando almoçamos em um restaurante não pagamos apenas pela comida. Coisas como a localização, o atendimento, o pagamento dos funcionários, o lucro e demais despesas do restaurante contam para o valor final sua conta. 

Claro que essas tarifas são justas para o funcionamento do estabelecimento, mas quando a  marmita é preparada em casa casa é possível economizar grande parte dessas despesas. Outra vantagem é que você pode planejar o seu cardápio de acordo com as ofertas dos supermercados. Isso ajuda a diminuir ainda mais os seus gastos com alimentação nutritiva e de qualidade. 

Para economizar ainda mais no preparo das suas marmitas acompanhe as promoções disponíveis na unidade EPA mais próxima de você. Bom almoço!