Banoffee pie: aprenda como fazer a torta de banana do momento!

23 de março de 2022 receitas
Banoffee pie: aprenda como fazer a torta de banana do momento!

Super fácil e deliciosa, a banoffee ganhou a boca dos brasileiros! Originária da Inglaterra, a sobremesa leva biscoito amanteigado, caramelo, banana, chantilly e um toque de canela e chocolate. Na versão brasileiro ela é repaginada com doce de leite, ganhando um sabor irresistível e textura ainda mais cremosa. No nosso blog post de hoje você aprenderá truques para preparar a sua banoffee em casa igualzinha a da confeitaria. Gostou da ideia Então separe as bananas maduras que você tem aí e se surpreenda com essa receita!   

 

Receita de banoffee tradicional 

banoffee receita tradicional super fácil aprenda a fazer em casa gastando pouco

Ingredientes: 

Base

  • 300g de biscoito tipo maisena
  • 150g de manteiga sem sal 

 

Recheio

  • 1 lata de leite condensado 
  • 4 bananas nanicas cortadas ao meio rodelas
  • 1 ¼ de  xícara de creme de leite fresco (ou chantilly para bater)
  • 2 colheres de sopa de açúcar 
  • 10g de café em pó solúvel
  • Canela e raspas de chocolate para decorar

Modo de preparo: 

Comece fazendo a massa que servirá para a base da banoffee.

 

 Para isso, triture todo o biscoito em um liquidificador ou mixer até obter uma farofa fina. Em seguida, derreta a manteiga e jogue por cima da farofa. Processe até que forme uma massa. Cubra uma forma de 25 cm com a massa de biscoito. Aperte a massa no fundo da forma com a ponta dos dedos e subindo um pouco pelas laterais. Por fim, asse a massa em forno pré aquecido a 220º por 10 minutos. Reserve. 

 

Agora é hora de preparar o recheio!

 

Primeiramente, tire o rótulo da lata de leite condensado e, com a ajuda de uma faquinha de mesa, certifique-se de retirar todo o resto de cola que possa ficar na embalagem. Pode parecer bobeira, mas esse processo é importante para que não ocorram acidentes com a panela de pressão. A cola pode agarrar na válvula, entupindo a passagem de vapor e trazendo risco de explosão. Assim, após se certificar que a lata está bem lisinha, cozinhe o leite condensado em uma panela de pressão. Cubra a lata até dois dedos acima com água. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Assim que a válvula começar a apitar, abaixe o fogo e conte 40 minutos.

 

Passado o tempo, desligue o fogo e espere o vapor sair completamente da panela antes de abrir a tampa. Retire a lata da panela com a ajuda de um pegador. Espere a lata esfriar completamente em temperatura ambiente, por no mínimo 2 horas, antes de abrir. Uma boa dica é preparar o doce de leite no dia anterior, assim ele fica prontinho e geladinho na hora do preparo. 

 

Para a montagem 

torta banoffee pie inglesa famosa nas redes sociais após repercussão no big brother bbb jade

Após assar a massa, assim que ela estiver fria, desenforme e a transfira para um prato de servir. Caso você prefira, não tem problemas de servir na forma. Em seguida bata o creme de leite fresco com o açúcar até formar o ponto de chantilly. Você também pode usar preparos próprios para chantilly, entretanto, se optar por eles, não adicione açúcar ao preparo. 

 

Para montar comece a distribuir todo o doce de leite na base da torta. Em seguida adicione as bananas fatiadas cobrindo toda a área do creme. Polvilhe um pouco de canela e de café solúvel e, para finalizar, cubra a torta com o chantilly e com as raspas de chocolate. Deixe a torta descansar na geladeira por pelo menos duas horas antes de servir. 

 

Hummm, deu água na boca, não deu? A banoffee fica linda e deliciosa, digna de uma comemoração super especial. Se você gostou da receita, compartilhe nas suas redes sociais 😉