Conheça os alimentos que ajudam a queimar gordura

14 de janeiro de 2022 Alimentação saudável
Conheça os alimentos que ajudam a queimar gordura

Se você sente que exagerou no fim de ano, esse post é pra você! As festas fartas e cheias de quitutes e guloseimas são uma perdição e, de fato, comer sem culpa é uma delícia! Apesar disso, algumas atitudes podem trazer consequências como aumento exagerado do colesterol e outras taxas como glicose e hipertensão. 

 

Além disso, o retorno à academia e/ou a volta da prática de exercícios físicos são pontos centrais desse universo de mudanças que nos impulsionam no início do ano. Pensando nisso, fizemos este post especialmente para você que, assim como muitos, planeja voltar a ter uma vida mais ativa e saudável. Uma alimentação saudável alinhada com a prática de atividades físicas garantem maior qualidade de vida e bem estar. Se interessou? Leia o post completo com dicas de alimentos que ajudam a queimar gordura! 

 

Conhecendo a pirâmide alimentar

Primeiro, vamos esclarecer alguns pontos importantes. Um deles, essencial, diz respeito às dietas extremamente restritivas que excluem categorias inteiras da pirâmide alimentar.  A pirâmide alimentar é uma representação usada especialmente por nutricionistas para orientações sobre quais os tipos e as proporções de alimentos devem ser consumidos por dia. Os alimentos posicionados no topo da pirâmide são consumidos em porções menores, ao passo que os da base compõem a maior parte da dieta saudável. 

pirâmide alimentar evitando alimentos nocivos como gordura e outros

Assim, para manter uma alimentação balanceada, não será necessário evitar radicalmente todos os tipos de gorduras, ou ainda, todos os carboidratos. Lembre-se disso na hora de mudar seus hábitos alimentares. 

 

Como essa gordura veio parar aqui? 

Apesar do que se pensa, evitar o acúmulo de gordura corporal não é apenas questão de estética, mas de saúde. Se o percentual de gordura corporal está acima do que é considerado normal, os riscos para doenças cardiovasculares aumentam.
gordura abusos e controle.

Somado a isso, uma alimentação pobre em frutas e legumes, ou seja, pobre em vitaminas, quando somada ao sedentarismo, apresenta fator de risco. Há um aumento do colesterol, triglicerídeos bem como da pressão arterial e do acúmulo de gordura corporal. 

 

Alimentos que ajudam a queimar gorduras indesejadas: 

Veja agora alguns alimentos que favorecem o bom metabolismo sendo eficazes no combate ao acúmulo de gordura corporal: 

 

Farelo de aveia: É rico em fibras, nutriente que ajuda no funcionamento do intestino e reduz a absorção de gordura e carboidratos. Além disso, a aveia é absorvida lentamente pelo organismo, inibindo a produção de insulina e favorecendo a sensação de saciedade. 

 

Frutas cítricas: São ricas em vitamina C, um poderoso antioxidante que atua diminuindo a absorção de gordura pelo nosso organismo, além de conterem também a pectina, que potencializam essa ação. 

 

Azeite extra virgem: Faz parte do grupo das gorduras boas insaturadas e contribui para diminuir inflamações nas células, favorecendo o processo de perda de peso. O seu consumo também diminui a velocidade da digestão dos carboidratos. Isso contribui para manter o bom equilíbrio dos níveis de insulina, evitando que o organismo estoque mais gordura.

 

Pimentas: Além de adicionar sabor a sua comida, as pimentas possuem poderosas propriedades antioxidantes. Assim, pimentas são aliadas do peso saudável, uma vez que promove a saciedade e evita a ingestão excessiva de calorias.

 

Peixes: Alguns peixes ricos em gorduras insaturadas como o salmão, arenque, sardinha, cavala, dentre outros são abundantes em ácidos graxos ômega-3. Isso significa que comprovadamente reduzem a inflamação e diminuem o risco de doenças cardíacas. Além disso, os ácidos graxos e ômega-3 ajudam a perder gordura corporal, aumentando as taxas de bom colesterol.

 

E lembre-se: um corpo magro não significa um corpo saudável. Manter uma alimentação equilibrada juntamente com a prática de exercícios físicos vai te ajudar a chegar no seu objetivo.

 

Pronto para dar o próximo passo em direção a uma vida mais saudável? No EPA você encontra as melhores ofertas em hortifruti para começar o seu 2022 com energia e boa saúde! Compartilhe essa ideia 🙂