8 trocas alimentares para reduzir o colesterol

02 de janeiro de 2020 Dicas
8 trocas alimentares para reduzir o colesterol

Seguir uma dieta rígida pode ser difícil, mas é fato que uma boa alimentação é fundamental para manter a saúde. Então, que tal começar pelo básico? Uma forma de, gradualmente, adaptar seus hábitos alimentares a novos mais saudáveis é fazer singelas trocas alimentares. Essa técnica impactará diretamente na sua saúde por, principalmente, reduzir as taxas de colesterol.

Pensando nisso, separamos para você 8 dessas trocas alimentares que te ajudarão a iniciar uma jornada a uma vida mais saudável. Dê uma lida!

Pão francês x Pão integral

É triste saber que o nosso constante companheiro nos cafés-da-manhã é um dos maiores amigos do colesterol. Sim, o pão francês é um grande agente facilitador da hipertensão e da elevação das taxas de “gordura ruim” no organismo. Então, como resolver essa situação? Temos uma dica: já pensou em trocar o tradicional pão francês pelo integral?

colesterol - pão integral

A massa integral é repleta de fibras, o que serve de alimento às “boas bactérias” que moram no nosso intestino. Após nutrir-se dessas fibras, algumas delas fabricam uma substância que, ao chegar ao fígado, reduz a produção de colesterol. Com isso, cai também a quantidade dessa partícula no sangue. O ideal é que você escolha o pão 100% integral.

Óleo de soja x Azeite

colesterol - azeite

Essa dica você provavelmente já conhece: troque o óleo de soja pelo azeite. O azeite, ou óleo de oliva, é constituído de várias “gorduras boas”, de antioxidantes e ácidos graxos que, ao contrário do tradicional óleo de soja, elevam as taxas do HDL (o colesterol bom). Além disso, alguns compostos do azeite evitam a oxidação do colesterol, fenômeno que estimula a formação das placas nas artérias.

E, mais uma coisa: dê preferência ao azeite extravirgem. Ele é mais puro e sua ação antioxidante é ainda mais eficaz.

Cebola branca x Cebola roxa

Na verdade, essa dica serve para todos os vegetais que têm variações na cor roxa, como a alface e o repolho. As hortaliças com essa cor abrigam um pigmento que combate o colesterol: a antocianina. Então, é uma ótima ideia começar por adicionar a cebola roxa nas suas compras de feira, ao invés da cebola branca. Só para constar: morangos e cerejas também são reservas de antocianinas.

colesterol - cebola roxa

Chá de camomila x Mate

Um chazinho de camomila é perfeito para acabar com aquela insônia à noite, mas quando o assunto é reduzir o colesterol, ninguém ganha do mate. Uma pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina, que avaliou as propriedades dessa erva típica do sul do país, provou que o mate estimula uma queda de 8,5% nos níveis do colesterol ruim em voluntários com taxas normais e uma redução extra de 13,5% em pessoas que já tomavam remédios para abaixar o colesterol.

Sal x Ervas verdes

Que tal trocar o sal, sempre que possível, por outros temperos? O alho é um clássico, mas você também pode tentar ervas como orégano e alecrim. Essas plantinhas têm vários compostos que ajudam a controlar o colesterol e combatem a oxidação, um fenômeno que amplia os danos causados pelas gorduras ruins às artérias. 

ervas verdes

Mas um cuidado deve ser tomado: altas temperaturas fazem esses temperos perderem seus valiosos efeitos. Portanto, só os adicione ao alimento no processo final de cozimento.

Chocolate ao leite x Chocolate amargo

O Brasil é um dos países que mais consomem chocolate no mundo e, convenhamos, realmente não tem como resistir a essa delícia. Então, o que acha de tornarmos o seu consumo mais saudável? Uma forma é por trocar o chocolate ao leite pelo chocolate amargo. Além de ser mais próximo da forma pura do cacau, o chocolate amargo possui menos gorduras saturadas.

colesterol - chocolate amargo

O chocolate amargo também é fonte de catequinas, substâncias que ajudam a impedir a oxidação do colesterol ruim. Mas, atenção: amargo de verdade deve ter mais de 60% de cacau em sua composição!

Suco de laranja x Suco de uva

suco de uva

O suco de laranja é um companheiro fiel do almoço dos brasileiros, e sabemos que será difícil desapegar, mas é por uma boa causa: a uva, principalmente sua casca, está repleta de uma substância chamada resveratrol. Ela atua na redução do colesterol, é antioxidante e pode se tornar uma grande parceira da saúde do coração.

Ao contrário do que muitos pensam, o resveratrol não é exclusivo do vinho. O suco de uva natural também o disponibiliza ao organismo, mas não se esqueça: a casca não pode ser tirada.

Leite integral x Leite desnatado

O leite desnatado só apresenta vantagens em relação ao integral: além de manter o mesmo teor de cálcio que o leite integral, o desnatado possui menos ácidos graxos saturados, um tipo de gordura que eleva os níveis de colesterol no sangue. Então, que tal substituir o tradicional integral pelo mais saudável leite desnatado?

leite desnatado

E agora? Já se sente preparado para iniciar sua dieta? Não precisa de se sacrificar tanto, basta disciplina e fazer algumas pequenas trocas alimentares. Mas ninguém é de ferro, não é? Então, confira nossas dicas de tipos de queijos para você apreciar antes de entrar com tudo na dieta!